quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Scania lança oficialmente ônibus biarticulado da marca para o Brasil



Montadora foca projetos de mobilidade urbana que contemplam a construção de BRTs.
Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Bruno Cândido.
Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Bruno Cândido.
Aguardado pelo mercado e já flagrado por entusiastas da área de transportes, o Scania F 360 HA, o primeiro biarticulado da marca no Brasil, foi lançado oficialmente nesta semana.
A montadora visa fazer parte do um mercado que deve crescer. O veículo vai ser produzido na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Mesmo com atrasos nas obras de mobilidade urbana e dificuldades geradas pela crise econômica brasileira, as expectativas em relação a novos projetos e intervenções em andamento na área de transportes públicos são grandes.
De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação dos recursos do PAC Mobilidade, são 61 projetos de vias exclusivas para ônibus em 27 municípios entre corredores comuns e BRTs – Bus Rapid Transit (corredores de ônibus de maior velocidade). Contanto faixas exclusivas e vias dedicadas, são em torno de 200 projetos.
Estes espaços demandam veículos de maior porte que atendem de uma só vez uma quantidade superior de pessoas.
De olho neste mercado, a Scania anunciou oficialmente que entra no Brasil num segmento que desde 1992 pertencia somente à Volvo: o de ônibus biarticulados.
A montadora lançou o F360HA, cujo desenvolvimento durou cerca de três anos, com projeto brasileiro.
O veículo vai ser destinado para o mercado interno e para os demais países na América Latina.
O ônibus possui 28 metros de comprimento. Há ao menos 12 unidades biarticuladas da Scania operando em BRT no México e na Colômbia.
O F360HA tem motor dianteiro de 360 cavalos de potência, torque de 1.850 Nm e transmissão automática.
O veículo pode atender a até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria.
O peso total do biarticulado é em torno de 43 toneladas.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário